Skip to main content

Peneda-Gerês: 70 mil hectares de natureza pura

Desde o Planalto de Castro Laboreiro ao Planalto da Mourela são cerca de 70 mil hectares de natureza verdejante, paisagens idílicas, cascatas arrebatadoras e ar puro, que se estendem por 5 municípios com uma história rica e viva que queremos dar-lhe a conhecer.

Parque nacional da peneda-gerês

O único parque nacional de Portugal

No extremo noroeste de Portugal, entre o Alto Minho e Trás-os-Montes, as terras entre a Serra da Peneda e a do Gerês constituem a única área protegida portuguesa classificada como Parque Nacional. Criado em 1971 reparte-se por 5 municípios – Melgaço, Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Terras de Bouro e Montalegre e integra a Rede Nacional de Áreas Protegidas.

O Parque Nacional da Peneda-Gerês integra também a Reserva da Biosfera Gerês-Xurês da UNESCO (Maio de 2009) que une o Parque Nacional da Peneda-Gerês ao Parque Natural Baixa Limia – Serra do Xurés. A Reserva da Biosfera é responsável por proteger a fauna e a flora contínuas entre os dois países e de promover o desenvolvimento económico e turístico das regiões.

Existem 5 portas localizadas nas principais entradas do parque, uma em cada um dos municípios que integram esta área protegida e são centros vocacionados para a promoção do conhecimento e divulgação dos valores naturais e culturais do território do Parque Nacional.

Para os amantes da natureza  

Entre os dois planaltos situam-se quatro serras: Peneda, Soajo, Amarela e Gerês que conhecemos tão bem quanto a palma das nossas mãos.

Estas serras, predominantemente graníticas, recortam a paisagem com os seus picos íngremes e vales profundos, onde se desenha uma extensa rede hidrográfica que possibilita a existência de diversas formas de vida. 

Nesta zona montanhosa viva e fértil existem diversos habitats como os carvalhais, os bosques, os pinhais, as matas e as turfeiras onde se registam 117 espécies endémicas da Península Ibérica. É também casa de uma vasta fauna, onde se destacam 204 espécies protegidas, entre elas o majestoso lobo-ibérico, a águia-real, a marta, o lagarto-de-água e a víbora-cornuda.  

Mas se estiver atento facilmente encontrará os cavalos garranos bem como as vacas cachenas ou até mesmo os cães de Castro Laboreiro e se tiver sorte poderá mesmo avistar o corço, o símbolo do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Deseja conhecer, descobrir, ou explorar a única área protegida de Portugal com a classificação de Parque Nacional?

Uma viagem por um património imensurável  

A Go2Nature leva-o a conhecer a história e a cultura genuínas, rodeadas pela Natureza mais pura. 

O Parque Nacional da Peneda-Gerês possui um rico património histórico e cultural bem conservado. Das fascinantes necrópoles megalíticas, aos vestígios da romanização. Dos castelos milenares aos espigueiros tradicionais, aos fornos de outros tempos, aos moinhos de água, às levadas, socalcos e aldeias, às tradições peculiares, às brandas e inverneiras, emolduradas pelas mais belas paisagens serranas.    

É um mundo à parte em que a atividade humana se integra de forma harmoniosa na Natureza, preservando valores e tradições muito antigas.

Visite com a go2nature

Os 5 municípios do Parque Nacional da Peneda-Gerês

Descubra todos os

Programas

Descobrir

Descubra todas as

Atividades

Descobrir

Descubra todos os

Alojamentos

Descobrir
This site is registered on wpml.org as a development site.